quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Fazendo o seu Convite - Parte 2


No outro post Fazendo o seu convite - Parte 1, eu abordei alguns  softwares de edição, dando maior ênfase ao Photoshop. Hoje, vamos focar um assunto muito importante: como produzir um convite no tamanho e qualidade adequados.

A montagem do convite já começa com a definição do tamanho e resolução do arquivo que irão implicar na qualidade final do convite ao ser impresso.

Tamanho do Convite 

Se você pretende imprimir em casa, deve ser verificado qual o tamanho de papel suportado por sua impressora. Não adianta querer fazer um convite em tamanho A3, uma vez que, a sua impressora cabe apenas nos padrões A4. Os tamanhos variam dentro do tamanho A0, conforme a imagem abaixo:

A0 é um papel de 118,9cm x 84,1cm. O A1 é a metade do A0, o A2 é a metade do A1, o A3 a metade do A2 e assim sucessivamente. O tamanho A4 ( retângulo rosa da imagem acima) é mais comum e encontramos facilmente nas papelarias.

Não existe um tamanho ideal para o convite, porque há diversos modelos diferentes. O mas usado é o tamanho é retângulo de 15cmx21cm. Porém não se esqueça que o casamento é seu, então escolha o tamanho que quiser, mas use o bom senso - nada de um convite muito pequeno ou gigante.

Resolução do Convite
A resolução indica o nível de detalhe da imagem e é medida em pontos ou pixel por polegada e a sua abreviação, origem do termo em inglês dot per inch, é dpi.
Para ajudar no nosso exemplo, coloquemos duas imagens, lado a lado, uma com a resolução de 4 dpi e a outra com o dobro da resolução, 8 dpi. Observem que a figura com a resolução maior uma qualidade maior, sendo o círculo mais nítido.



Para melhores resultados, deverá ser usado um arquivo (no nosso caso, convite) com uma resolução proporcional à resolução da impressora. A maior parte das impressoras à jato de tinta possuem resoluções de impressão (de saída) de 200 dpi até 600 dpi e produzem bons resultados com imagens até 150 dpi. Existem impressoras que podem imprimir 1200 dpi ou superior e produzem bons resultados com imagens de 200 a 300 dpi.

Aplicando a Teoria ao Photoshop
Ao criar um novo arquivo no Photoshop ( Arquivo > Novo ou Ctrl + n), aparece uma janela onde podemos definir os tamanhos da imagem e resolução. Vamos criar um arquivo com 300 dpi, ou seja, com 300 pixels por polegada com 15 cm de altura por 21 cm de largura (usarei essas mesmas configurações nas próximas etapas).



Assim que o arquivo deve ficar: 


Até a próxima etapa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário